TRATAMENTO DE VARIZES

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e que perderam a função de remover o sangue das pernas em direção aos pulmões.

Dados estatísticos do Ministério da Saúde apontam que as varizes em membros inferiores podem acometer quase 40% da população.

Além da preocupação estética, as varizes dos membros inferiores podem provocar uma série de desconfortos como dor, cansaço, sensação de peso, ardência, prurido (coceira), formigamento, edema (inchaço) e câimbras.

Fatores genéticos, gravidez, utilização de anticoncepcional hormonal (pílula), uso de salto alto com muita freqüência e excesso de peso também podem provocar a doença.

Com o tempo, as veias tornam-se mais salientes e podem levar a manchas e inflamações da pele, úlceras de perna, tromboflebites, trombose venosa profunda ou até mesmo embolia pulmonar.

O diagnóstico é feito através de história e exame físico especializados e complementado por exames de imagem como EcoDoppler, Tomografia ou Ressonância Magnética.

O tratamento das varizes dos membros inferiores é clínico ou cirúrgico. Nas fases precoces da doença, podem ser utilizadas medicações específicas e meias de compressão para o alivio dos sintomas.

Com o avançar da doença, os sintomas tornam-se presentes e há indicação cirúrgica. De acordo com as evidências científicas atuais*, a primeira opção de tratamento das veias safenas é o uso do LASER ENDOVENOSO.

O método consiste na introdução de uma fibra através da pele ( sem a necessidade de cortes ou pontos ) e sob anestesia local. A fibra dispara calor e cauterizará a veia, sem a necessidade de retira-la.

Desta forma, a recuperação é mais rápida, com menos dor no pós operatório e pode ser feita no próprio Centro Clínico Mamprim, sem a necessidade de internação hospitalar.

Podem ser utilizados, também com sucesso, as técnicas de retirada da veia (safenectomia ou stripping ) bem como espuma ecoguiada.

* Management of Chronic Venous Disease. Clinical Practice Guidelines of the European
Society for Vascular Surgery (ESVS)
June 2015, Volume 49, Issue 6, Pages 678–737
* The care of patients with varicose veins and associated chronic venous diseases: Clinical
practice guidelines of the Society for Vascular Surgery and the American Venous Forum
Peter Gloviczki, Anthony J. Comerota, Michael C. Dalsing, Bo G. Eklof, David L. Gillespie,
Monika L. Gloviczki, Joann M. Lohr, Robert B. McLafferty, and others
DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.jvs.2011.01.079
Journal of Vascular Surgery, Vol. 53, Issue 5, p2S–48S

×

Olá

Bem-vindo ao Centro Clínico Mamprim. Como posso lhe ajudar?

× Como posso te ajudar?