Trombose venosa e varizes têm uma relação íntima: saiba a razão

Trombose venosa e varizes estão intrinsecamente ligadas e são problemas que atingem elas, principalmente nas idades entre 20 e 40 anos. Acompanhe os tópicos que preparamos e saiba mais sobre o assunto

A trombose venosa é um problema causado pela formação de coágulo em veias na perna. O coágulo sanguíneo impede que a circulação do sangue seja realizada, originando inchaço e dores.

As mulheres entre 20 e 40 anos são as que apresentam mais incidência de trombose venosa, devido a gestações, uso de anticoncepcionais e outros. Embora as mulheres sejam mais atingidas, os homens também podem desenvolver o problema.

A trombose venosa está intimamente ligada a quem tem varizes, pois elas facilitam o aparecimento da trombose na perna. Iremos falar mais desta relação nos tópicos que preparamos para você:

  • Tipos de trombose venosa
  • Causas dos tipos de trombose venosa
  • Sintomas de trombose na perna
  • Complicações da trombose venosa 
  • Diagnóstico da trombose
  • Tratamento da trombose venosa
  • Tem como prevenir a trombose?
  • Relação da trombose com as varizes

TIPOS DE TROMBOSE

A trombose venosa é classificada em duas categorias: a trombose superficial e a trombose venosa profunda (TVP).

Ambas têm como fator de desencadeamento a formação do coágulo sanguíneo, que como falamos interrompe a passagem do sangue nas veias, causando desta maneira vários sintomas.

A diferença é que a trombose superficial conhecida como tromboflebite forma o coágulo dentro de veias que correspondem ao sistema venosa superficial.

Já a trombose venosa profunda, o coágulo atinge veias mais profundas do sistema, sendo a forma crônica do problema, levando a tratamentos mais específicos.

CAUSAS DE TROMBOSE VENOSA

Tanto a trombose na perna superficial (tromboflebite) como a trombose venosa profunda não possuem um único motivo para aparecerem. Isso porque, a trombose pode se desenvolver por diferentes fatores.

Já citamos alguns fatores no início do texto que fazem a trombose aparecer, como os anticoncepcionais e as varizes. Mas, para que você entenda melhor sobre o problema, vamos mencionar sobre as outras possíveis causas.

Entre as possíveis causas da trombose na perna é a obesidade, predisposição genética, mobilidade reduzida, problemas de coagulação sanguínea, tabagismo e outros.

Quem faz viagens longas e tem alguns destes fatores também têm mais riscos de trombose, já que permanecer um período prolongado sentado afeta a circulação do sangue. Por isso, mover-se em situações como esta.

SINTOMAS DE TROMBOSE NA PERNA

Além de estar atenta aos fatores que levam a trombose é essencial estar alerta aos sintomas de trombose na perna para que a detecção rápida do tipo, e principalmente, evitar complicações.

Dentre os principais sintomas de trombose são:

  • Rigidez na perna;
  • Inchaço;
  • Dor ao andar;
  • Aumento da sensação de calor.

Outro sintoma de trombose venosa profunda ou tromboflebite também são destacados como a vermelhidão ou o escurecimento do tom da pele na perna. Ao identificar qualquer sintoma procure o angiologista.

COMPLICAÇÕES DA TROMBOSE VENOSA

No tópico anterior frisamos a importância de ter atenção aos sintomas e fatores de predisposição, pois com o passar do tempo, sem tratamento adequado, o problema pode causar variadas complicações.

Uma das complicações da trombose é a síndrome pós trombótica, que é o aparecimento de feridas que não se cicatrizam rapidamente como as úlceras. Estas lesões podem causar infecções e gerar dor aguda.

No entanto, a complicação mais temida é a embolia pulmonar que é decorrente do coágulo na perna que viaja até os pulmões. O coágulo também pode se deslocar para outros órgãos como coração e cérebro.

DIAGNÓSTICO DA TROMBOSE

O diagnóstico da trombose venosa é realizado por meio de examinação clínica que é pautado pelos sintomas relatados pelo paciente e exame visual das pernas.

Na consulta com o médico vascular ou angiologista podem ser solicitados exames para concluir o diagnóstico como exame de sangue, Eco Doppler, venografia e outros. Somados eles dão a visão clara ao médico.

TRATAMENTO DA TROMBOSE VENOSA

O tratamento da trombose venosa é feito com medicamentos anticoagulantes, que reduzem os riscos do sangue forma coágulos. O angiologista também pode prescrever uso de meias e compressão.

Caso seja detectada a trombose profunda, o especialista pode receitar remédios mais específicos com a heparina, medicamento empregado em condições severas de trombose e embolia.

Outra medida em casos mais graves é a aplicação de filtros na veia localizada no abdômen. Os filtros têm a função de bloquear a viagem dos coágulos.

Há diferentes formas de tratamento, que podem ser combinados. Somente o médico é capaz de determinar o mais adequado para você, de acordo com o caso.

TEM COMO PREVENIR A TROMBOSE?

Você leu ao longo do texto que as complicações da trombose podem ser bem sérias. Então vamos falar da prevenção. Existe forma de prevenir? Sim há e são simples.

Dentre as maneiras de prevenir a trombose é tratando as varizes e vasinhos (iremos conversar mais no tópico a seguir). O tratamento também irá prevenir você de outras complicações com as úlceras e, é claro, tirar de você o incômodo estético.

Outra forma é ter hábitos de vida saudáveis como praticar exercícios regularmente (aquela caminhadinha diária já faz diferença), ter uma dieta balanceada e evitar cometer excessos com bebidas alcoólicas. Ah! Liberte-se do tabagismo.

Lembra do fator genético? Converse com os seus familiares para saber se alguém que já teve trombose. Se sim, busque a orientação do angiologista.

RELAÇÃO DA TROMBOSE COM AS VARIZES

Agora vamos mais afundo na relação da trombose com as varizes, que são facilitadoras do surgimento do problema.

As varizes nas pernas alteram a circulação sanguínea, gerando acumulação de sangue na região. É desta forma que as varizes elevam o risco de trombose tanto da superficial quanto da profunda.

Sendo assim, tratar as varizes é uma forma de prevenção da trombose. Sabemos que você pode ter receio dos tratamentos para varizes com agulhas, por esta razão preparamos um artigo falando sobre o tema (acesse aqui).

Você leu nos tópicos do texto informações sobre tipos de trombose, causas, sintomas, diagnóstico, complicações e tratamentos. Esperamos que você tenha gostado!

Mas, para ter informações ainda mais precisas sobre trombose e varizes, marque hoje uma consulta com o Drº Felipe Mamprim, cirurgião vascular e angiologista do Centro Clínico Mamprim.

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato


Posts Relacionados

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)