Peso nas pernas: saiba o que pode estar originando o problema

Peso nas pernas, se você sente com regularidade aquele cansaço nos membros inferiores é hora de buscar ajuda médica, pois o problema pode ser sintoma de diferentes tipos de doenças. Neste post, você vai entender causas e quais são as principais doenças que podem estar relacionadas

Peso nas pernas pode ser um indicativo para várias doenças, por isso é importante não negligenciar o problema. Ao ficar atenta ao sintoma, você evita o agravamento destas possíveis enfermidades associadas.

Além disso, aquele cansaço nas pernas prejudica muito o dia a dia, seja no trabalho ou, na prática de exercícios físicos, não é mesmo? Então, não deixe o problema de lado.

Neste post, vamos falar sobre peso nas pernas causas principais, doenças que podem estar relacionadas à doenças e outras informações relevantes acerca do assunto. Acompanhe os tópicos que produzimos para você:

  • Peso nas pernas: conheça as principais causas
  • Peso na perna o que pode ser? Veja algumas doenças que estão relacionadas
  • Qual especialidade médica procurar ao sentir peso nas pernas?
  • O que é importante dizer ao médico no momento da consulta?
  • Exames que podem ser solicitados para o diagnóstico
  • Sensação de peso nas pernas: confira tratamentos
  • Formas de evitar o problema

Peso nas pernas: conheça as principais causas

O peso nas pernas causas podem ser variadas. Uma das principais é a má circulação. O funcionamento irregular da circulação sanguínea, além de cansaço também conta com outros sintomas como a dor e o formigamento, por exemplo.

Além da má circulação, o peso nas pernas causas pode ser decorrente do descontrole do diabetes ou hipotireoidismo. Por isso, se você tem diabetes, siga corretamente as indicações do seu médico.

O cansaço nas pernas recorrente também pode ter a sua causa no aumento de peso. Aliado ao aumento de peso ou isolado, o sedentarismo é incluído nas causas da sensação.

Hábitos rotineiros como ficar muito tempo sentada ou em pé, podem desencadear essa sensação. Por esta razão, evite passar muito tempo na mesma posição como elimine também a má postura.

Peso na perna o que pode ser? Veja algumas doenças que estão relacionadas

Como falamos no começo do texto, o peso nas pernas pode ser um indicativo de variadas doenças. Entre essas doenças, podemos destacar:

  • Artrite reumatoide;
  • Fibromialgia;
  • Ciatalgia (dor ciática);
  • Neuropatia periférica;
  • Flebite.

O peso nas pernas é também um dos sintomas de insuficiência venosa, que leva ao aparecimento das varizes e vasinhos. O cansaço nas pernas também pode vir acompanhado de dores e inchaços.

Como você pode perceber, a sensação de peso nas pernas pode ser origem de enfermidades diferentes, que englobam doenças musculoesqueléticas, vascular arterial, neurológica, vascular venosa e outras.

Desta forma, marcar uma consulta com o médico é essencial para descobrir se o sintoma é indicativo destes tipos de doenças. Você sabe, que quanto mais rápido tratar, melhor e mais amplo o controle.

Qual especialidade médica procurar ao sentir peso nas pernas?

Não somente uma, mas são duas especialidades médica que atuam no diagnóstico de peso nas pernas, que vamos recomendar.

Estas especialidades são: angiologista ou cirurgião vascular, ou reumatologista. Isso é devido, como você viu no tópico anterior, que a sensação pode ser uma indicação de problemas circulatórios e do trato muscular.

O que é importante dizer ao médico no momento da consulta?

Para facilitar o processo de diagnóstico, sempre fale, caso tenha, sobre outros sintomas, como inchaço, vermelhidão, formigamento, cãibras, dores e outros. Preste atenção a tudo que sente de forma regular ou esporádica , além do peso nas pernas.

É também importante, é, claro, informar a frequência da sensação bem como quando ela mais ocorre. No geral, o cansaço nas pernas costuma ser sentido no fim do dia.

Outra questão relevante que deve ser informada ao médico é se o peso nas pernas costuma ser aliviado com a elevação dos membros. Isso indicada má circulação sanguínea.

Caso, você pratique exercícios com regularidade é essencial falar com o especialista na situação de piora na sensação durante e/ou após as atividades.

Exames que podem ser solicitados para o diagnóstico

Além do exame físico e análise dos sintomas, caso você sinta outros, como mencionamos antes, podem ser solicitados exames para a conclusão do diagnóstico.

Os exames mais comuns, de acordo com cada relato e verificação dos sintomas são os de imagem como o ultrassom doppler e os radiológicos como o Raio-X e ressonância, por exemplo.

É possível também que o médico inclui exames laboratoriais, como o de sangue e outros. Em análises mais específicas, o especialista pode solicitar arteriografia, biópsia de pele e linfocintilografia.

Lembre-se que estes exames são apenas indicações. Nosso intuito é informativo, pois cabe somente ao médico definir as formas de definir o diagnóstico.

Sensação de peso nas pernas: confira tratamentos

O peso nas pernas, como você agora sabe, pode ser sintoma de doenças. Por isso, o tratamento é focado no combate à enfermidade diagnosticada.

Em casos do diagnóstico ser varizes, o cirurgião vascular irá indicar tratamentos como o uso de meias elásticas e medicamentos. Já na situação de vasinhos e varizes aparentes, o tratamento inclui técnicas como a escleroterapia.

A escleroterapia com glicose, escleroterapia com espuma e outros métodos eficientes e modernos, são realizados no Centro Clínico Mamprim.

Além de tratamento para varizes e vasinho, é claro, que na Mamprim, você é orientado a realizar o tratamento ideal de acordo como o diagnóstico feito pelo Drº Felipe Mamprim, cirurgião vascular angiologista.

Formas de evitar o problema 

Para evitar o desconforto do peso nas pernas, uma das formas é combater o sedentarismo e a obesidade. Mantenha então, uma rotina de alimentação saudável somada à prática de atividades físicas.

Outra dica é verificar, caso você seja adepta de exercícios físicos mais intensos, se está executa-os corretamente. A fadiga dos músculos pode levar a sensação de peso dos membros inferiores como dores.

Como citamos, se você passa tempo prolongado sentada ou em pé é hora de reduzir esse hábito que culmina em cansaço e também dores e inchaços.

Neste post, você pode entender que deve dar atenção ao peso nas pernas, pois pode indicar problemas de saúde. Também viu aqui, peso nas pernas causas e outras informações que complementam o assunto.

Concluímos, ressaltando a necessidade de ir rápido ao médico para ter um diagnóstico preciso e seguro. Você sabe também que pode contar como o angiologista e cirurgião vascular, Drº Felipe Mamprim.

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato


Posts Relacionados

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)