Meias elásticas: entenda porque são importantes no tratamento de varizes

Meias elásticas são indicadas para tratamentos de varizes e vasinhos, mas muitas só de ouvir falar já pensam no incômodo do calor e da compressão que elas exercem nas pernas. Por isso, iremos falar de como elas são importantes no combate ao problema vascular

São grandes aliadas no tratamento de varizes. Elas cobrem desde o pé até a coxa, conforme cada modelo e têm níveis de compressão diferentes para cada grau de acometimento de varizes.

As meias elásticas são auxiliares no tratamento de varizes e vasinhos, pois elas ajudam no aumento da circulação do sangue, evitando a formação de coágulos sanguíneos.

Além disso, as meias elásticas de compressão por proporcionar melhora da circulação reduzem a dor e o aparecimentos de edemas nas pernas. Por esta razão, elas são muito importantes para os tratamentos de varizes. Elas deixam você sem dores agudas!

Vamos falar mais sobre as meias elásticas nos tópicos a seguir, confira:

  • Tipos de meias elásticas
  • Atenção na hora de comprar meias elásticas
  • Meias elásticas de compressão também são eficazes para prevenção?
  • Quanto tempo é recomendado o uso de meias elásticas?
  • Tratamentos que também são indicadas meias elásticas
  • Contraindicações do uso de meias de compressão
  • Há riscos de usar as meias ao dormir?
  • Centro Clínico Mamprim: o seu aliado no combate a varizes e vasinhos

TIPOS DE MEIAS ELÁSTICAS

Como falamos no começo do post, a meia elástica para varizes possuem variados graus de compressão, são eles:

  • Meia elástica de suave compressão;
  • Meia elástica de média compressão;
  • Meia elástica de alta compressão;

O tipo de nível de meia elástica para varizes quem vai indicar é o médico angiologista, que de acordo com cada caso irá prescrever a categoria certa para o tratamento.

Além disso, a meia elástica de média compressão com as outras de maior nível podem ser prescritas em conformidade com condição do paciente em modelos diferentes. Quais são eles: São as meias elásticas ¾ (meia panturrilha), ⅞ (meia coxa) ou meia calça.

Por isso, não use meia elástica de média compressão ou outras, sem ter recomendação médica, combinado?

ATENÇÃO NA HORA DE COMPRAR MEIAS ELÁSTICAS

Quando o médico indica o uso de meia elástica para varizes é importante na hora de adquirir, escolher um fornecedor que seja especializado.

Isso porque as meias elásticas de compressão precisam ser produzidas com materiais apropriados para que elas exercem a função de melhorar a circulação sanguínea.

Caso a meia de compressão elástica não tenha a qualidade devida, pode comprometer o tratamento de varizes e vasinhos e isso você não quer, certo?

Além do mais, compre somente a meias elásticas de compressão no modelo e tamanho prescritos pelo angiologista, que na consulta mede a circunferência e analisa as suas necessidades.

MEIAS ELÁSTICAS DE COMPRESSÃO TAMBÉM SÃO EFICAZES PARA PREVENÇÃO?

Sim, muitas vezes o angiologista recomenda a utilização de meia de compressão elástica para a prevenção de varizes e vasinhos.

Em geral, o tipo de meia de compressão elástica indicada é a suave, que como o nome já sugere faz uma pressão menos vigorosa nas pernas.

Esta categoria de meia de compressão elástica não apenas é recomendada para prevenção de varizes de mulheres em gestação ou que têm fatores hereditários, mas também para viagens longas ou para quem fica muito tempo sentado ou em pé.

QUANTO TEMPO É RECOMENDADO O USO DE MEIAS ELÁSTICAS?

O tempo de uso de meia elástica para varizes depende de cada tipo de tratamento e análise clínica do progresso do paciente.

Entretanto, comumente, é prescrito um período de 30 dias para o uso de meias elásticas. O motivo é o que falamos no início de texto: as meias promovem menos dor e edemas.

Por esta razão, não tenha receio das meias elásticas, elas são suas amigas no tratamento de varizes e vasinhos!

TRATAMENTOS QUE TAMBÉM SÃO INDICADAS AS MEIAS ELÁSTICAS

Além de tratamento de varizes, as meias elásticas também são muito recomendadas para outros tipos de tratamentos em que é necessário melhorar a circulação do sangue.

Um deles é o tratamento de trombose venosa profunda. Neste caso, elas ajudam a prevenir complicações, ou seja, evitam agravamento do problema.

Os outros tratamentos que geralmente é receitado o uso das meias são as úlceras nas pernas (ajudam na cicatrização), linfedema (drenagem do líquido) e outros.

CONTRAINDICAÇÕES DO USO DE MEIAS DE COMPRESSÃO

Embora sejam eficientes para tratamentos de problemas do campo vascular, as meias de compressão são contraindicadas em algumas condições.

Entre as condições em que as meias são contraindicadas é alergia ao material da meia, insuficiência cardíaca, dermatite úmida, fibromialgia reumática e outras doenças.

Além disso, é terminantemente contra indicado usar meias de compressão de outra pessoa, pois elas têm que ter o nível de pressão e tamanho ideal. Por isso, não use a meia da sua amiga, combinado?

Ah! Nunca se esqueça que as meias são produtos que devem ser recomendados pelo médico. Não vá usando sem ter uma avaliação médica.

HÁ RISCOS DE USAR AS MEIAS AO DORMIR?

Esta é uma pergunta recorrente e importante, já que sim, em alguns casos não se deve usar as meias de compressão ao dormir. A razão é que elas, ou invés de melhorar, pode trazer problemas ao fluxo sanguíneo.

Contudo, isso varia conforme cada caso, por isso, não deixe de consultar o cirurgião vascular e seguir as suas recomendações.

CENTRO CLÍNICO MAMPRIM: O SEU ALIADO NO COMBATE A VARIZES E VASINHOS

Neste post você viu como são importantes as meias elásticas para o tratamento de varizes bem como outros. Soube sobre contraindicações e se há riscos de usá-las ao dormir.

Também conheceu quais são os tipos e modelos de meias e porque você deve ter atenção na hora de comprá-las. Falamos também sobre o tempo de utilização, que é variável, conforme cada caso.

Agora, vamos falar sobre quem vai de ajudar no combate a varizes e vasinhos, que é o Drº Felipe Mamprim, do Centro Clínico Mamprim.

O angiologista e cirurgião vascular junto com a moderna estrutura de centro clínico, já ajudou muitas mulheres a reduzem bastante os sintomas e melhorarem a aparência das pernas. Portanto, agende agora uma consulta!

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato


Posts Relacionados

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)