Manchas na pele: entenda como é feito o tratamento

Manchas na pele podem aparecer por diferentes causas, como, por exemplo, após tratamento de varizes. Confira agora quais são os tratamentos mais comuns para acabar como incômodo estético

Manchas na pele nas pernas são um grande incômodo, que afeta a confiança, que leva mulheres a esconderem as pernas, mesmo em dias muito quentes, que são ótimos para usar aquele shortinho ou saia.

As manchas podem ser tanto pequenas quanto grandes, e em tonalidades que vão desde o arroxeado ao acastanhado em formatos e tamanhos variados.

O problema das manchas pode ser decorrente de vários fatores, entre eles, a realização de tratamento de varizes, como a escleroterapia com espuma ou glicose.

Neste artigo, vamos contar as principais causas de manchas na pele e outros assuntos relevantes para quem fez tratamento de varizes. Acompanhe todos os tópicos que produzimos:

  • Principais causas de manchas na pele
  • Manchas roxas após cirurgia de varizes: entenda porque aparecem
  • O que ajuda a diminuir a ocorrência de manchas na pele?
  • Quais os tratamentos para manchas de varizes nas pernas?
  • Escolha um bom cirurgião vascular para evitar manchas na pele
  • Quanto tempo demora para desaparecer as manchas?
  • Única maneira de evitar manchas na pele após tratamento de varizes

Principais causas de manchas na pele

Uma das causas de manchas na perna, já citamos, que é após o tratamento de varizes. No próximo tópico, quem fez escleroterapia, um dos tratamentos, vai saber porque elas aparecem.

Mas, para você, que não se submeteu ao tratamento de varizes, as manchas na perna podem ser originadas pelo problema crônico não tratado, que é chamado de insuficiência venosa. Portanto, procure o cirurgião vascular.

Além dessa origem, as manchas, especialmente nas pernas, pode surgir por outros fatores, como úlceras. As úlceras tanto aparecem pelo agravamento das varizes como por outras doenças como, por exemplo, diabetes e hipertensão.

Outras razões para manchas na perna podem ser devido à depilação a laser, no qual mulheres de pele negra são mais suscetíveis. Há também a hiperpigmentação. Ambas origens devem ser tratadas com o dermatologista.

Manchas roxas após cirurgia de varizes: porque aparecem

As manchas que aparecem nas pernas de tom arroxeado surgem por dois motivos: formação de coágulo e reação inflamatória.

Antes de discorremos sobre estes motivos, precisamos falar para você, que essas manchas são comuns. É estimado que a cada três pacientes, uma terá manchas. Então, não se fique assustada caso seja o seu caso, pois há solução.

Mas, antes de contarmos as soluções possíveis, vamos explicar os motivos que levam ao aparecimento das manchas. Bom, o primeiro que citamos foi a formação de coágulo. Isso acontece devido o contato do sangue do vaso como o esclerosante.

O segundo motivo é a reação inflamatória, também decorrente do esclerosante, que pode desencadear o aumento anormal da melanina, causando assim as manchas. Mulheres negras e morenas têm mais propensão.

O que ajuda a diminuir a ocorrência de manchas na pele

Para casos, fora a escleroterapia, a recomendação comum é a proteção solar em conjunto com a hidratação do corpo e da pele com uso de produtos. Contudo, é evidente que cada caso deve ser submetido ao diagnóstico do dermatologista.

Na situação de quem passou por escleroterapia, o uso de meias de compressão, de acordo com o determinado pelo cirurgião pode reduzir as chances de aparecimento de manchas. 

Desta maneira, quem ainda não fez tratamento de varizes, saiba que usar as meias elásticas de compressão vai minimizar os riscos de ter que investir em um clareador de manchas de varizes.

Não se esqueça de comprar meias elásticas de compressão na pressão indicado bem como ter certeza da confiabilidade do fornecedor.

Quais os tratamentos para manchas de varizes nas pernas?

Se as manchas de varizes nas pernas apareceram após o tratamento, o cirurgião, para amenizar o problema pode receitar:

  • Medicamentos;
  • Tópicos;
  • Peeling;
  • Tratamentos a laser.

Entretanto, há uma maneira que reduz consideravelmente o aparecimento, que é a retirada do coágulo em até três semanas após o tratamento. Portanto, retorne ao médico ao menos uma semana após para ver se há coágulos.

Ao identificar o coágulo, o médico irá realizar a remoção, diminuindo muito as chances de você ter manchas roxas nas pernas, que tanto incomodam e fazem você pensar que não valeu a pena o investimento.

Escolha um bom cirurgião para evitar manchas na pele

Além das duas razões principais que levam ao aparecimento do problema e em decorrência o uso de tratamentos que atua como clareador de manchas de varizes, há mais uma.

Esse outro motivo é o uso inadequado do esclerosante. Quanto mais potente, como é o caso do polidocanol (escleroterapia com espuma), mais chances de aparecimento de manchas após. 

Por isso, é vital que o cirurgião vascular tenha total domínio da técnica, como é o caso do Drº Felipe Mamprim, cirurgião vascular e angiologista de vasta experiência nos mais variados tratamentos de varizes.

Para marcar uma consulta com ele, entre em contato com o Centro Clínico Mamprim.

Quanto tempo demora para desaparecer as manchas?

As manchas na pele da perna após escleroterapia e outros métodos podem sumir de maneira natural em seis meses ou até dois anos.

Por isso, que são indicados tratamentos que agem como clareador de manchas de varizes, já que o desaparecimento espontâneo demora.

Mas, quando tempo demora os tratamentos? Isso vai depender muito do tipo e como o seu organismo funciona bem como outros aspectos. No entanto, fique tranquila, o problema é sim amenizado em menos tempo que o natural.

Única maneira de evitar manchas na pele após tratamento de varizes

A forma de evitar manchas na perna após o tratamento é não realizando-o, já que há muitas chances de aparecimento, mesmo que o processo seja feito por um cirurgião de elevada experiência na técnica.

Mas, você não quer ficar com as pernas cheias de vasos e varizes, certo? Então, como indicamos, escolha um bom cirurgião vascular, que irá minimizar o problema, se ele aparecer.

Neste post, você viu as principais causas de manchas nas pernas, tratamentos para quem tem manchas decorrente de escleroterapia, quanto tempo demora e outros assuntos do tema.

Concluímos este post, convidando você a agendar um horário no Centro Clínico Mamprim e tirar todas as suas dúvidas sobre manchas e tratamentos de varizes.

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato


Posts Relacionados

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)