Exercícios para varizes: saiba quais são os mais recomendados

Exercícios para varizes são importantes, pois ajudam na prevenção do problema, que não é apenas estético, mas também de saúde. Neste post, você vai ver os mais indicados, que promovem verdadeiramente efeitos, confira!

Exercícios para varizes são formas eficientes de prevenir o problema, desde que eles sejam adequados, já que alguns podem ter efeito contrário. Ou seja, aumentar o surgimento.

A prática de exercícios para evitar vasinhos ajuda na prevenção, pois eles auxiliam na circulação sanguínea, que é tão importante para o sistema vascular.

Além de ajudar a prevenir as atividades físicas também colaboram para a atenuação dos sintomas comuns de quem tem varizes e vasinho como inchaço, dores e o cansaço nas pernas.

Neste post, vamos falar sobre alguns exercícios para varizes que são os mais indicados. Também iremos abordar os que devem ser evitados. Veja os tópicos que produzimos a respeito do tema:

  • Fatores que aumentam os riscos de varizes
  • Exercícios para varizes: algumas opções para fazer em casa
  • Varizes exercícios indicados para fazer ao ar livre
  • É recomendado usar meias de compressão durante os exercícios para varizes?
  • Quais exercícios devem ser evitados?
  • Antes de praticar qualquer atividade, consulte o angiologista
  • Mexa-se! Colocar o corpo em movimento previne várias doenças

Fatores que aumentam os riscos de varizes

Antes de falarmos sobre varizes exercícios indicados, vamos abordar os fatores que aumentam os riscos, que não são somente genéticos.

Entre os principais riscos que elevam as chances do aparecimento das temidas varizes é o sedentarismo A falta de exercício leva à falta de bombeamento do sangue causando o acúmulo desta nas pernas.  

Além de elevar os riscos de ter vasinhos e varizes, o sedentarismo também é fator de riscos para inúmeras doenças.

Outro fator comportamental que aumenta as chances é o consumo de bebidas alcoólicas em excesso. Por esta razão, considere moderar a ingestão para reduzir os riscos.

Exercícios para varizes: algumas opções para fazer em casa

Sabemos que muitas tem uma vida corrida e por isso, não tem aquele tempo para ir à academia.

Diante disso, selecionamos 4 exercícios para evitar varizes, que você pode fazer em casa, sem complicação. Vamos lá?!

  • Extensão de pernas: deitada, flexione uma das pernas e estenda a outra para cima, o quanto conseguir. Faça o mesmo com a outra perna. A repetição deve ser ao menos 10 vezes;
  • Rotação de pés: sentada, movimente os pés de maneira circular para um lado e depois para o outro por um minuto aproximadamente;
  • Panturrilha: em pé, eleve o calcanhar e o abaixe de forma que você fique nas pontas dos pés. Faça novamente o movimento por 10 a 15 vezes;
  • Movimentação de dedos: deitada, estenda as pernas e movimente os dedos dos pés por 30 segundos a um minuto.

Viu como é simples e demanda pouco tempo? Então não deixe de praticar! Com isso, você vai melhorar a capacidade da circulação do sangue nas pernas e pés.

Contudo, lembre-se de realizar estes exercícios para evitar vasinhos com regularidade, ao menos três vezes por semana.

Varizes exercícios indicados para fazer ao ar livre

Se você gosta de praticar atividades ao ar livre, vamos agora tratar de alguns varizes exercícios indicados para fazer fora de casa, seja na área de lazer do seu condomínio ou em parques.

Um deles é a caminhada. A caminhada ou corrida leve proporciona a movimentação das pernas, além de ser um momento prazeroso.

Outro varizes exercícios indicados para fazer ao ar livre é a andar de bike. Andar de bicicleta, além de melhorar a circulação, também ajuda no fortalecimento dos músculos. 

O aumento da força causa o efeito da tonificação, deixando as suas pernas torneadas, ou seja, elas ficam mais bonitas. Isso é ótimo, não?

É recomendado usar meias de compressão durante os exercícios para varizes?

As meias de compressão são grandes parceiras no objetivo de prevenção de varizes. Deste modo, você pode usar sim as meias elásticas durante os exercícios para evitar vasinhos. Mas, desde que se sinta confortável durante a corrida ou caminhada.

É importante destacar, que o uso de meias de compressão deve ser orientado pelo médico angiologista. Portanto, não sai por aí usado o produto sem recomendação.

Isso porque, as meias possuem diversos níveis de pressão, que são indicados pelo médico de acordo com a situação clínica de cada paciente.

Quais exercícios devem ser evitados?

Os exercícios para varizes que falamos nos tópicos anteriores são de baixo impacto, sendo, portanto, ideais para a prevenção e alívio dos sintomas.

Desta maneira, você que quer realizar outros exercícios precisa que escolher os que têm pouco impacto. Ou seja, mais leves.

Se você é frequentadora de academia e faz musculação e quer fazer exercícios para evitar vasinhos, converse com o seu instrutor para que ele passe atividades menos pesadas para as pernas.

Caso a sua academia tenha hidroginástica, esta é das alternativas de baixo impacto para a musculatura e gera vários benefícios para a saúde do corpo em geral.

Antes de praticar exercícios para evitar varizes, converse com o angiologista

Para ter a indicação certa dos melhores exercícios para evitar varizes, marque uma consulta com o angiologista.

Que uma recomendação de um excelente angiologista? Aqui vai: Drº Felipe Mamprim. O médico é angiologista e também cirurgião vascular, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular como de outras instituições nacionais e internacionais.

O Drº Felipe Mamprim faz parte do corpo clínico do Centro Clínico Mamprim, que conta com dermatologista, ginecologista e obstetra, e cirurgião plástico.

No Centro Clínico Mamprim, você trata a varizes com tratamentos inovadores como a escleroterapia com espuma e outras técnicas reconhecidas. Venha e conheça mais!

Mexa-se! Colocar o corpo em movimento previne várias doenças

Os exercícios para evitar vasinhos, mais que ajudarem na prevenção e redução dos sintomas, são também ótimos para ter uma vida mais saudável, já que previnem outras doenças.

Além disso, a prática de atividades físicas combatem o sedentarismo e ajudam você a manter o peso ideal. A obesidade e o sedentarismo são dois fatores que contribuem para o surgimento de varizes e vasinhos.

Neste texto, você conheceu alguns exercícios simples, práticos e eficientes para prevenir o problema, seja em casa ou ao ar livre. Também soube que exercícios de forte impacto devem ser evitados ou bem direcionados para não gerar riscos.

Agora, se você busca tratamentos que possam livrá-la das varizes e vasinhos, já sabe que o Centro Clínico Mamprim é especialista no assunto. Portanto, não espere mais, trate do problema o quanto antes.

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato


Posts Relacionados

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)