Como escolher um cirurgião plástico seguro?

Insegurança na hora de optar por um cirurgião plástico? Confira algumas dicas importantes que irão ajudar a fazer a melhor opção e assim ter mais segurança

Insatisfação com a silhueta, nariz, seios e outras partes do corpo. A situação leva, especialmente mulheres, público principal que efetua operações plásticas no país, a buscarem um cirurgião plástico para ter, enfim, eliminado o problema ou os problemas.

Os procedimentos cirúrgicos estéticos se mostram como soluções eficientes para aumento da autoestima e confiança, que se traduz em uma melhor qualidade de vida. 

A consequência de se sentir melhor com o próprio corpo se manifesta positivamente em todos os setores da vida como no âmbito social, profissional, sentimental e emocional. Contudo, a beleza deve caminhar lado a lado com a saúde, por esta razão, a escolha do cirurgião plástico é uma das etapas primordiais para a obtenção de bons resultados.

Os índices mostram que a maior parte dos erros em cirurgias plásticas são gerados por médicos não especializados em operações plásticas. Esta questão  eleva a importância de ter extremado cuidado na escolha. Portanto, a primeira dica é analisar se profissional é certificado.

Mas, como ter a certeza que o profissional é especialista realmente? Uma maneira muito prática e rápida de verificar é acessando o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Veja em Cirurgia Plástica: 3 itens importantes antes de escolher o profissional como é fácil pesquisar no portal.

É importante também consultar em outros órgãos competentes os médicos cirurgiões plásticos como o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Regional de Medicina do seu estado. As consultas nestes órgãos mais a pesquisa na SBCP confirmam se o cirurgião plástico está atuando legalmente, e principalmente, se possui o título de especialista.

Analisar a formação do cirurgião é mais uma dica que faz a diferença na escolha. Um cirurgião plástico de confiança certamente tem uma formação e especialização em universidades reconhecidas. 

Um profissional confiável também possui participação em simpósios, congressos, colóquios e outros eventos, nacionais e internacionais,  que proporcionam atualização, troca de experiências e aumento do conhecimento.

A trajetória, ou seja, a experiência é mais um ponto a ser avaliado para quem busca um médico cirurgião plástico de confiança. É de conhecimento que a prática leva ao aprimoramento constante das técnicas e procedimentos.

Como verificar se o cirurgião plástico possui processo?

Além de verificar se o profissional tem título de especialista, você pode também verificar se ele possui algum tipo de processo. Para isso, escolha um advogado, que irá analisar se há algum trâmite judicial envolvendo o médico em andamento ou concluído.

Outra maneira é pelo site do Conselho Federal de Medicina. Na aba “Estatísticas” é possível saber a situação do médico, se regular, inoperante, suspenso parcialmente, suspenso parcialmente- ordem judicial, cassado e outros.

Consulta: essencial para a escolha do cirurgião plástico

Ao definir entre os médicos cirurgiões plásticos pesquisados os que mais passaram segurança é hora de agendar a consulta como o cirurgião plástico. Este é o momento de fundamental importância para o paciente, pois é por ela que o esclarecimento sobre o procedimento é feito.

Além disso, a consulta com o cirurgião plástico é outra forma de determinar a escolha, já que a afinidade entre paciente e profissional precisa ocorrer.  A confiança  traz consequentemente a tranquilidade no transcorrer do processo.

Para ter o melhor aproveitamento da consulta com o médico de plástica, antes de ir, com paciência, reúna todas as dúvidas que possui. Todas mesmo! Ou seja, até aquelas que você considere “bobas”. Lembre-se: quanto mais informações, menos preocupação.

Se tem dúvida se deixou de lado algum dado importante para esclarecer, consulte amigos, familiares, marido, esposa, namorado (a) e médicos que você já confia. Ter uma rede de apoio facilita não deixar passar nenhuma incerteza.

A exposição das expectativas sobre o resultado da cirurgia é também vital, pois ele pode variar e o médico que irá informar todos os possíveis efeitos. Evite ter em mente aquela imagem do resultado de pessoas famosas na internet ou de amigos. O resultado é a união de diferentes fatores ligados às especificidades físicas.

Preste atenção em tudo o que o médico expõe para ter assertividade na resolução de determinadas questões. Retorne sempre que considerar necessário, antes de fechar a cirurgia.

Dados importantes que o cirurgião plástico precisa detalhar 

A transparência na consulta é um dos fatores que conotam se o profissional é um cirurgião plástico de confiança. A seguir, confira algumas das informações que devem ser dadas com precisão:

  • Modalidade de anestesia;
  • Grau de complexidade da cirurgia;
  • Tempo do procedimento;
  • Tipos de exames necessários;
  • Período de internação.

Assim como qualquer cirurgia, há riscos, portanto, o médico deve expor todos. O cirurgião também precisa esclarecer sobre os cuidados necessários após a intervenção.

A atenção ao paciente e o tratamento individualizado é uma das premissas dos cirurgiões plásticos do Centro Clínico Mamprim, que segue todos os protocolos mundiais e se mantém sempre atualizado.

Agende uma consulta e tenha todas as suas dúvidas esclarecidas. Conheça também toda a infraestrutura inteligente e de ponta.

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato


Posts Relacionados

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)